Carolina Carvalho de Queiroz

Carolina Carvalho de Queiroz

Diretora Executiva da Câmara Espanhola de comércio no Brasil

 

A Memória de Sustentabilidade da Câmara Espanhola reúne os  projetos desenvolvidos pelas empresas associadas em matéria de sustentabilidade, envolvendo ações na áreas social, ambiental, econômica, trabalhista, entre outras. A tradicional publicação é realizada com o apoio do Comitê de Sustentabilidade da instituição e promove o importante trabalho executado por essas empresas, com impacto positivo para a sociedade e para o desenvolvimento do Brasil.

Desde 2010, a Memória de Sustentabilidade tem sido desenvolvido em conjunto com o Prêmio Câmara Espanhola de Sustentabilidade, criado com o intuito de reconhecer e divulgar os projetos e ações realizadas pelas empresas participantes. Uma premiação sem dotação material, mas sim com um ganho reputacional para a companhia.

Para a realização do concurso, contamos, nas cinco edições da premiação com um corpo de jurados formado por instituições renomadas na área de sustentabilidade. Este ano, firmamos parcerias estratégicas com entidades reconhecidas nacional e internacionalmente para compor nosso júri, as quais avaliaram os projetos inscritos com base nos seguintes critérios: relevância, que avaliou os benefícios comprovados com sua implantação; implementação, que analisou seus principais indicadores, e de argumentação, que avaliou itens como objetividade, clareza e consistência na escrita do projeto.

Na edição de 2016 incluímos a categoria PMEs (pequenas e médias empresas) como uma clara aposta da Câmara no apoio a essa modalidade de empresas. E para o engajamento das PMEs no concurso, realizamos no final de setembro do mesmo ano um workshop de sustentabilidade para apresentar os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e exemplos de inovação para aplicação no modelo de negócio da companhia. O objetivo do projeto como um todo é mostrar que atualmente o conceito de sustentabilidade vai muito além das questões ambientais. A sustentabilidade deve ser vista como uma peça fundamental que garante o pleno funcionamento do negócio e da sociedade, gerando benefícios tangíveis de longo prazo e garantindo a perenidade do negócio.

Gostaria de agradecer e parabenizar a todas as empresas participantes do 5º Prêmio Câmara Espanhola de Sustentabilidade, que tiveram seus projetos divulgados na edição 2017 da Memória: Accenture, Acciona, Arteris, Associação Amigos Múltiplos pela Esclerose, Celeo Redes Brasil, Editora Verde Amarelo, Emdoc, Everis, Gas Natural Fenosa, Grupo Segurador BB Mapfre, Mapfre, Repsol Sinopec Brasil, Roca Sanitários Brasil, Santander, Socialzink e Telefônica. Além, claro, de todos aqueles que direta ou indiretamente apoiaram e deram as condições para que os projetos aqui divulgados fossem realizados: presidentes, diretores, gestores, funcionários, voluntários e parceiros em geral. Convido a todos a participarem de nossas próximas edições com o habitual evento de premiação que passará a ocorrer anualmente.