Amalia Sangüeza Pardo

Amalia Sangüeza Pardo

Presidente do Comitê de Sustentabilidade e Superintendente de Sustentabilidade do Banco Santander Brasil

Cada vez fica mais evidente que o papel das empresas vai além do lucro. Elas buscam se conectar com a sociedade para contribuir com sua transformação. As instituições de vanguarda têm papel fundamental nesse processo, pois conseguem conciliar resultados financeiros com resultados sociais e ambientais para as comunidades das quais fazem parte.
 
Esta postura gera um ciclo virtuoso, pois as empresas entendem que a prosperidade da sociedade propicia um ambiente de negócios mais favorável e consequentemente promovem o bem comum como premissa de gestão. Esta característica de gestão não é exclusividade das grandes empresas. As Pequenas e Médias (PMEs) também fazem a diferença, preocupadas com os resultados concretos para seus negócios e a sociedade.
 
 
Desde 2010, a Câmara Oficial Espa­nhola de Comércio no Brasil promove o reconhecimento a este tipo de empresas. As diferentes Ao logo dos anos, as edições os editais do prêmio traduzem nos editais os avanços nos conceitos e modelos em direção do Desenvolvimento Sustentável. Nesta quinta edição, o Comitê de Sustentabilidade da Câmara propôs reconhecer empresas que demonstrem resultados que contribuam com o avanço das questões ambientais, sociais e de governança relevantes para a perenidade dos seus negócios e para o desenvolvimento sus­tentável do Brasil. Outro cuidado nesta edição foi promover um prêmio mais inclusivo para as PMEs Pequenas e Médias Empresas, ampliando a elegibilidade desta categoria para empresas não associadas.
 
Ainda com foco nas PME’s, as premiadas terão isenção da quota cotas de associação da Câmara no ano de em 2018 para que usufruam das iniciativas que fortalecem os negócios. Já as empresas espanholas reconhecidas ganharão uma reportagem sobre seus projetos e suas experiências no Brasil nos meios de comunicação do ICEX, “Instituto Español de Comer­cio Exterior” do “Ministerio de Economia, Industria y Competitividad” do Governo Espanhol como forma de aumentar a visibilidade dos seus negócios na Espanha.
 
As iniciativas privadas que promovem a Sustentabilidade são muitas e estão cada vez mais sólidas. Esta Memória traz uma amostra delas. Espero que a leitura seja inspiradora e que aumente o poder do diálogo e de sonhar grande para que, trabalhando em colaboração, continuemos a contribuir de forma cada vez mais consistente para um Brasil melhor. Boa leitura!