Participantes

 Categoria: PME’s - categoria especialmente dedicada às Pequenas e Médias Empresas

Nome do Projeto: FAS - Fórum Atores da Saúde

A AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose, nasceu do sonho de divulgar a Esclerose Múltipla e contribuir para a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida dos pacientes, seus amigos e familiares. É uma Organização Sem Fins Lucrativos que, desde 2012 reúne amigos múltiplos com a missão de compartilhar informação de qualidade sobre a Esclerose Múltipla (EM) de forma gratuita e acessível, com uma linguagem simples e positivista. A AME acredita que a informação é o melhor remédio e somente o conhecimento fornece as ferramentas necessárias para adaptar a realidade de quem tem EM aos desafios da doença, para que os pacientes possam conquistar a tão sonhada qualidade de vida.

Nome do Projeto: Coleção Verde e Amarelo

Nossa obra faz parte de uma coleção que tem por objetivo contribuir para a formação de cidadãos que saibam agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, consciência ética e crítica e estejam comprometidos com o que acontece em sua cidade, seu Estado, seu País e no Mundo. Ela se propõe a trabalhar com valores e princípios individuais e coletivos ao tratar de questões cotidianas relevantes e indispensáveis para uma convivência saudável e harmônica entre o homem e a natureza.

Nome do Projeto: PARR - Programa de apoio para recolocação de refugiados

PARR - Programa de Apoio para a Recolocação de Refugiados desde 2011 tem como principal objetivo  recolocar os refugiados no mercado de trabalho brasileiro, promovendo junto às empresas e a sociedade brasileira o que é o refúgio e que existem profissionais extremamente qualificados , que precisam de uma oportunidade para recomeçar. No ano de 2016 além de outros projetos como Empoderando Refugiadas , estamos promovendo o programa Jovem Aprendiz Refugiado, com cursos de formação profissional para estes jovens que muitas vezes estão sozinhos em nosso país e precisam de um um rumo profissional. 

 

Nome do projeto:  Socialzink: Apoiando a cultura da Sustentabilidade na empresa em Brasil.

A Socialzink é empresa de consultoria de desenvolvimento sustentável especializada em provocar e mobilizar mudanças positivas nas empresas e na sociedade. Para tal, otimiza os recursos corporativos existentes e promove ações que desenvolvam sua gestão corporativa e o seu investimento social privado de forma mais ética -social, econômica e ambientalmente responsável-, bem como articula e potencializa os ativos locais das comunidades, assim contribuindo para um desenvolvimento local sustentável.

 

Categoria: Grandes empresas

Nome do Projeto: Accenture do Futuro

O programa Accenture do Futuro para capacitação profissional e empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social de escolas públicas iniciou em 2013. Desde  então, já lançou 14 turmas de capacitação em 5 cidades diferentes (Recife, Nova Lima, Rio de Janeiro, São Paulo e São Bernardo do Campo – localidades onde a Accenture tem operação). A iniciativa é financiada pela companhia, que opera o projeto em parceria com as ONGs Ser Mais e Rede Cidadã, e acompanha todas as etapas do treinamento, com apoio das equipes de cidadania corporativa, recursos humanos, áreas técnicas de negócio, além de funcionários voluntários, que já somaram mais de 1200 horas de atuação no programa. Até o momento, já são cerca de 750 pessoas treinadas e 440 contratadas, incluindo 300 pela própria Accenture. Além do impacto positivo que gera nas comunidades, a  iniciativa proporciona às empresas contratantes descobrirem jovens talentos, reforçarem a diversidade entre seus profissionais e aumentarem o engajamento interno.

Nome do Projeto: Sustentabilidade aplicada na implantação de obras rodoviárias

Tratam-se de ações de sustentabilidade, aplicadas tanto diretamente no empreendimento e seus colaboradores quanto na comunidade lindeira. Tais ações incluem: Medidas de controle ambiental/drenagem provisória para evitar assoreamentos, ações de resgate e monitoramento de fauna/flora e ações sociais na comunidade lindeira.

 

Nome do Projeto: Fórum Arteris da Juventude

Arteris criou, em outubro de 2016, o 1º Fórum Arteris da Juventude, projeto-piloto que tinha como objetivo engajar e empoderar jovens na busca por um trânsito mais seguro.  A ação foi um sucesso e, em 2017, tornou-se um programa fixo da companhia. No 2º Fórum da Juventude, foram engajados cerca de 1.900 alunos, com idade entre 12 e 17 anos, de escolas da rede pública das regiões Sul e Sudeste do País, onde a Arteris atua. Com o evento, 90 alunos se tornaram embaixadores da causa e passaram a agir em seus municípios e comunidade escolar. Seis dos estudantes representaram toda a juventude brasileira em manifesto por mais segurança, em fórum internacional promovido pela Arteris.

Nome do Projeto: Projeto Escola

Há 16 anos, mais de 287 mil alunos de 590 escolas da rede pública de ensino são beneficiados pelo Projeto Escola Arteris, iniciativa que parte da premissa de que a educação é o melhor caminho para humanizar o trânsito, torná-lo mais seguro e criar condições para o respeito à vida em nossas estradas e cidades. O programa envolve alunos de creche, ensino infantil, fundamental, médio, educação para adultos (EJA) e APAE’s de 139 municípios vizinhos às rodovias administradas pela Arteris nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais.  Neste ano, o Projeto Escola Arteris chegou à Grande São Paulo ao firmar parceria com duas escolas. Uma na zona sul da capital e outra em Barueri.

 

Nome do Projeto: Desenvolvimento Social da região, através da melhoria na formação técnica, produção agrícola e fortalecimento institucional da Escola Técnica Agrícola Casa Familiar Rural Padre Josimo Tavares, Bom Jesus das Selvas, Maranhão

O projeto visa garantir a viabilidade da Escola CFR. P. Josino Tavarez, contribuindo com o desenvolvimento sustentável em 3 municípios do interior de Maranhão. 
A escola oferece o curso médio técnico em agropecuária procurando alternativas produtivas agroecológicas, com pernoitas periódicas para garantir o aceso às comunidades rurais mais distantes. Os resultados do projeto incluem a ampliação das instalações, novos equipamentos, suficiência hídrica e existência de condições básicas de saneamento: poço, reforma da casa-escola e uma sala informática.

 

Nome do Projeto: Prêmio Empreenda Saúde

O Prêmio Empreenda Saúde é uma iniciativa da everis, por meio de sua Fundação, com o objetivo de incentivar o empreendedorismo e a inovação, desenvolver talentos e reconhecer negócios com grande potencial na área da saúde. Em sua terceira edição, em 2017, a iniciativa avaliará projetos quanto ao seu potencial de contribuição para a melhoria das práticas, processos, tecnologias e métodos de gestão na área da saúde, nos seguintes temas: mecanismos de integração educacional em saúde; assistência integral à saúde; eficiência nos processos e produtos assistenciais. 

 

Nome do Projeto: Energia para Crescer

O projeto consiste na apresentação de uma peça teatral com bonecos, para crianças de 06 a 11 anos, com a temática de meio ambiente. Logo após a peça é apresentada uma palestra sobre o uso seguro do gás natural, tudo de forma bem lúdica. As apresentações, que somam 40 min, acontecem em renomadas escolas públicas e privadas do Rio de Janeiro.

Nome do Projeto: Parceria Sebrae-SP

O Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre procura atuar como indutor de boas práticas na cadeia de valor, investindo no aprimoramento de seus fornecedores e parceiros de negócio. Em linha com esse posicionamento, firmou em 2016 uma parceria com o Sebrae-SP, para oferecer cursos sobre processos sustentáveis e gestão de negócios e pessoas, com foco nas oficinas credenciadas que fazem o atendimento aos segurados de automóvel. 

Nome do Projeto: Critérios Ambientais, Sociais e de Governança na Análise de Investimentos 

No contexto da Resolução 4.327 de 2015 do Banco Central, a MAPFRE Investimentos, assim como outras instituições financeiras do setor, tinha o desafio de gerenciar riscos socioambientais em seus investimentos. A metodologia da MAPFRE Investimentos para a concessão de crédito utilizada até então consistia na composição de duas matrizes: uma qualitativa e outra quantitativa. A soma destas duas matrizes formava um score de crédito para a aprovação de empréstimos às empresas que necessitavam captar dívida no mercado e juntamente com a descrição do emissor compunham a “Tese de Investimentos”.

Nome do Projeto: Plano de Sustentabilidade Repsol Sinopec 2016

O Plano de Sustentabilidade Repsol Sinopec 2016 é um processo de gestão transversal da sustentabilidade que oferece respostas às principais expectativas das partes interessadas da Companhia. O Plano de Sustentabilidade resulta em documentos públicos anuais, com ações alinhadas a referenciais internacionais de sustentabilidade como a ISO 26000 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. 

Nome do Projeto: ECOROCA 

A constante preocupação com a degradação ambiental e o progressivo esgotamento dos recursos naturais levaram a Roca a uma extensa reflexão sobre seus processos produtivos e sobre o consumo e a origem das matérias primas utilizadas, bem como a reeducação ambiental voltada a hábitos sustentáveis tanto de seus colaboradores quanto da sociedade. Como reflexo dessa análise, começou a ser elaborado em 2006 os primeiros passos do que viria a ser o projeto ECOROCA. Entre 2006 e 2009 foram realizadas diversas melhorias nos processos e produtos para que o ECOROCA se tornasse uma realidade dentro de todas as unidades cerâmicas da ROCA no Brasil. 

 

Nome do Projeto: Fit To Grow (FTG)

O Fit to Grow (FTG) é o modelo de gestão racional de gastos do Santander Brasil, implementado em março de 2016. Antes, uma única área montava os planos de eficiência e definia os orçamentos de todas as outras do Banco. Agora, adotamos um modelo matricial, levando o orçamento às pontas e incutindo em cada área a noção de responsabilidade pela gestão de gastos, entendida como uma alavanca para impulsionar a performance do Banco.

 

Nome do Projeto: Universia Brasil

A Universia é o braço do Grupo Santander para promover a educação, o emprego e o empreendedorismo. É, também, a maior rede iberoamericana de cooperação acadêmica do planeta, presente em 23 países da América Latina e da Europa. Parte significativa dessa rede, a Universia Brasil reúne mais de 400 universidades (25% do total). Por meio do portal Universia Empregos, em parceria com a comunidade Trabalhando.com, divulgamos vagas e captamos currículos, atuando como ponto de interseção entre estudantes e empresas, às quais oferecemos serviços de atração, seleção e treinamento de novos profissionais. 

 

Nome do Projeto: Vivo Eficiência Energética 

De novembro de 2016 a fevereiro de 2017 foi conduzido um projeto-piloto no Hotel Meliá – na unidade Jardim Europa, em São Paulo capital. 
Direcionado para médias e pequenas empresas, o Vivo Eficiência Energética, solução desenvolvida em parceria com a Schneider Eletric e Viridi Technologies, adota tecnologia IoT para automação e controle dos principais pontos de consumo de energia, o que garante previsibilidade em relação ao custo da energia consumida e melhor gestão dos gastos.